Home Artigos IOTA

O Grande Livro das Perguntas sobre IOTA


"Aperte seu cinto Dorothy, porque Kansas vai sumir do mapa"

O que é IOTA
INTRODUÇÂO:

CRIPTOMOEDA: Criptomoeda é um ativo, algo que você possui. Existem várias criptomoedas: IOTA, BITCOIN e ETHEREUM são exemplos de nome de criptomoedas.

Como são ativos virtuais (não tem um papel ou meio físico que garanta a posse da criptomoeda), é necessário uma forma de escrituração (registro de transações) que mostre quem possui a criptomoeda.

O sistema de escrituração é chamado em ingles de DLT: distributed ledger technology.

Podem existir diversas formas de fazer a escrituração: BLOCKCHAIN e TANGLE são exemplos de nome de sistemas de escrituração (registro de transações).

A escrituração (registro de transações) de criptomoedas é descentralizada e com diversos (as vezes milhares ou milhões) de participantes.

Como é descentralizada, tem de ter uma forma das transações serem confirmadas pelos participantes e serem confiáveis (de modo que as transações não possam ser alteradas/adulteradas posteriormente).

Este processo de garantia de transação é chamado CONSENSUS.

Existem varios sistemas (algoritmos) matemáticos que fazem o CONSENSUS funcionar: Pow (Proof-of-Work), PoS (Proof-of-Stake) e DAG (Directed Acyclic Graphs).

Como alguns destes sistemas matemáticos são complexos (e podem gastar bastante processamento de CPU, e portanto, energia eletrica no processo), criou-se uma recompensa para quem faz estes cálculos.

Esta recompensa é uma determinada quantidade de criptomoeda cuja transação esta sendo confirmada: chama-se isso de MINERAÇÃO.

O BITCOIN utiliza para registro de suas transações o BLOCKCHAIN, que por sua vez utiliza o PoW para gerar o CONSENSUS - dai a necessidade de MINERAÇÃO.

O IOTA utiliza para registro de suas transações o TANGLE, que por sua vez utiliza o DAG para gerar o CONSENSUS. Mas o DAG NÃO PRECISA de cálculos intensivos como o PoW, sendo que a confirmação da transação é mais rápida e não gera da recompensa - então o IOTA NÃO TEM MINERAÇÂO.
RESUMINDO:

IOTA: é a criptomoeda - o ativo que voce possui.

TANGLE: é o sistema de registro de transação (em ingles => DLT: distributed ledger technology).

CONSENSUS: é a garantia que todos os participantes da rede da criptomoeda concordam com uma transação.

DAG: é o algoritmo interno do TANGLE que gera o CONSENSUS

BLOCKCHAIN: é um tipo de DLT - o sistema de registro de transação. O IOTA utiliza TANGLE ao invés do BLOCKCHAIN, porque o TANGLE é mais rápido e não tem custo de mineração.

EXPLICANDO UM POUCO MAIS:

IOTA é uma criptomoeda (cryptocurrency) - assim como BITCOIN, ETHEREUM e MONERO (entre outras). Este artigo tem explicações detalhadas sobre o que é uma criptomoeda.

Sopa de letras: IOTA x BITCOIN x BLOCKCHAIN x TANGLE x DLT x CONSENSUS x MINERAÇÃO

IOTA/BITCOIN/ETHEREUM/MONERO: são nomes de criptomoedas

IOTA é a mesma coisa que BITCOIN ? - Não: em comum apenas que são criptomoedas, assim como o dolar e a libra são moedas. Mas assim como dolar e a libra são moedas de países diferentes e com valores diferentes, IOTA e BITCOIN tem origens distintas, valores e negociação separadas.

IOTA é a mesma coisa que TANGLE ? - Não: IOTA é a criptomoeda - TANGLE é a tecnologia de livro-razão das transações (DLT) feitas com IOTA.

TRANSAÇÃO: É uma acordo/contrato/negociação realizada entre duas partes.

DLT - distributed ledger technology - É conceito/idéia de livro-razão para transações com criptomoeda. BLOCKCHAIN e TANGLE são exemplos de implementar o DLT. OBS: a semelhança entre BLOCKCHAIN e TANGLE termina ai - o modo como fazem a escrituração das transações é bem diferente. O diferencial do DLT é que o registro das transações é feita de forma distribuída - então a confiança desta escrituração é obtida através de métodos de consenso (CONSENSUS) entre os participantes.

BLOCKCHAIN/TANGLE: São métodos de escriturar/registrar o livro-razão.

BLOCKCHAIN é a mesma coisa que TANGLE ? - Não: em comum apenas que são sistemas distribuidos de registro de transação (do ingles "DLT distributed ledger technology"), assim como camisa e calça são roupas (servem para vestir) - mas fazem isso de forma diferente. "DLT" é um conceito, uma idéia - BLOCKCHAIN e TANGLE são formas (diferentes) de implementar (fazer funcionar) o conceito de "DLT".

BITCOIN é a mesma coisa que BLOCKCHAIN ? - Não: BITCOIN é a criptomoeda (é um ativo, como o dolar), e BLOCKCHAIN é o método de registro de transações (livro razão).

DLT (a idéia de registrar transação de forma descentralizada) => usando BLOCKCHAIN (forma de fazer este registro de transação) = criptomoedas BITCOIN/ETHEREUM/MONERO

DLT (a idéia de registrar transação de forma descentralizada) => usando TANGLE (forma de fazer este registro de transação) = criptomoeda IOTA

CONSENSUS: É um método para garantir que os participantes de uma rede concordem que uma transação foi confirmada. PoW (Proof-of-Work, usado pelo BITCOIN/BLOCKCHAIN), PoS (Proof-of-Stake, usado pelo ETHEREUM-CASPER/BLOCKCHAIN) e DAG (Directed Acyclic Graphs, usado pelo IOTA/TANGLE) - são exemplos de implementação de CONSENSUS. Quando um participante da rede executa o trabalho de CONSENSUS (calculando o PoW) - isso é chamado de mineração (pois gera recompensa para este participante que fez o cálculo).

DAG: Directed Acyclic Graphs - é o algoritmo utilizado pelo TANGLE para gerar CONSENSUS (a confirmação que a transação). É o equivalente ao PoW (Proof-of-Work, usado pelo BITCOIN/BLOCKCHAIN) e ao PoS (Proof-of-Stake, usado pelo ETHEREUM-CASPER/BLOCKCHAIN). Por equivalente significa: tem o mesmo objetivo (garantir que todos os participantes concordem que a transação foi confirmada).

ATENÇÂO: O IOTA/TANGLE utiliza DAG ao invés de PoW/PoS para gerar o CONSENSUS - então NÃO EXISTE mineração de IOTA (pois o algoritmo DAG não precisa de cálculos intensivos e que geram custo operacional - p.ex. alto uso de CPU e energia elétrica - como o PoW).
Como faço para minerar IOTA
Diferente de outras criptomoedas não se minera o IOTA, mas pode-se negociar em exchanges ou através de transações diretamente com outras pessoas.

ATENÇÂO: O IOTA/TANGLE utiliza DAG ao invés de PoW/PoS para gerar o CONSENSUS - então NÃO EXISTE mineração de IOTA (pois o algoritmo DAG não precisa de cálculos intensivos e que geram custo operacional - por exemplo alto uso de CPU e energia elétrica - como o PoW).
Se não tem mineração - para que serve um node IOTA
O node IOTA não é usado para mineração mas agregar poder de processamento para a rede IOTA (TANGLE).
Como faço para possuir IOTA - Como criar minha carteira IOTA
Para poder possuir IOTA existem basicamente 2 maneiras: via uma carteira (wallet) ou uma conta em uma exchange

A mais simples é via carteira (wallet): com o uso de aplicativo diretamente no seu smartphone ou computador - e assim não depende de ninguem para manter seu IOTA - e pode negociar diretamente sem pagar taxas.

Este artigo tem explicações detalhadas sobre como criar sua carteira (wallet).

Para usar uma exchange não é preciso instalar nenhum aplicativo - apenas se registrar on-line na exchange escolhida. Entretanto geralmente cobram taxas para manter a carteira ou realizar transações.

Um detalhe importante: o IOTA é negociado em pacotes de um milhão de tokens. Então comprar/vender 1 IOTA em uma exchange na verdade voce esta comprando/vendendo 1 Milhão de tokens IOTA ou 1 MIOTA.

Neste momento, todas as transações de IOTA são realizadas em pacotes MIOTA. Em algum ponto do tempo (a ser determinado pela IOTA Fundation) - e a partir da adoção generalizada da criptomoeda IOTA as transações serão realizadas com tokens individuais.

Lembrando: assim como toda criptomoeda, o IOTA pode ser negociado diretamente entre as partes (sem precisar de exchange ou terceiros).

Atenção ao negociar quantidades de IOTA
Quando falamos em quantidades de IOTA:

IOTA = 2,779.530.283.277.761 (quantidade total de tokens existentes)
MIOTA = 2.779.530.283

Neste momento, todas as transações de IOTA são realizadas em pacotes MIOTA. Em algum ponto do tempo (a ser determinado pela IOTA Fundation) - e a partir da adoção generalizada da criptomoeda IOTA as transações serão realizadas com tokens individuais.
Por que criar um node IOTA
Se voce faz transações com IOTA (ou tem projetos IoT que utilizam IOTA), então ter seu próprio node te insere no ecosistema IOTA. Não é necessário - mas assim voce participa e atua neste rede - e faz a mesma crescer.

Uma das vantagens do IOTA é permitir transações sem pagamentos de taxas (fees). Quanto maior a rede, quanto maior o número de participantes, mais rápida e eficaz são as transações em IOTA - então ao participar com um node IOTA voce esta favorecendo seu próprio negócio.
Como criar um node IOTA
Este artigo tem todos os passos necessários para criar um node IOTA.
Algumas empresas oferecem mineração IOTA
Estas empresas contratam mineração de outras criptomoedas (p.ex. MONERO) - e pelo trabalho pagam em IOTA.

Não faz muito sentido (provavelmente voce vai ter prejuizo ao fazer isso) - uma vez que a mineração tem custos bem definidos e geralmente altos (p.ex. energia eletrica). Mas pode acontecer - p.ex. um aumento do valor IOTA contra a valor da criptomoeda minerada.
Se não existe mineração de IOTA, como ele é gerado ou criado
O IOTA é uma criptomoeda - e criptomoedas não existem fisicamente em papel (como uma nota de dolar) - sua posse é regulada através de transações registradas na rede IOTA/TANGLE - este artigo tem explicações detalhadas sobre o que é uma criptomoeda.

Quando foi criado já se estipulou a quantidade máxima de tokens IOTA:

IOTA = 2.779.530.283.277.761 (Dois quatrilhões, setecentos e setenta e nove trilhões, quinhentos e trinta bilhões, duzentos e oitenta e três milhões, duzentos e setenta e sete mil e setecentos e sessenta e um tokens)

Esta quantidade foi definida no chamado "genesis block" - e nunca vai aumentar ou diminuir.

Não é aleatório: o IOTA foi criado de olho na chamada "computação ternária" e representa a formula: ((3^33-1)/2) = 2.779 x 10^15

Não se espante com este número: as outras criptomoedas também tem quantidades máximas bem grandes:

ETHEREUM = 92 663 393 000 000 000 000 000 000
IOTA = 2 779 530 283 277 761
BITCOIN = 2 100 000 000 000 000

Quanto vale um IOTA
A BINANCE é uma exchange que negocia IOTA.
O que é DLT: distributed ledger technology
DLT é a sigla para "distributed ledger technology" - que numa tradução mais literal seria "sistema distribuido para registro de transação".

"Ledger" é um termo contabil - referente a quando registramos alguma transação ou realizamos a contabilização de algo: no Brasil podemos lembrar do chamado "livro razão" ou do "livro fiscal".

"BLOCKCHAIN" e "TANGLE" são implementações de DLT. O que os diferencia é a forma de validar e armazenar o registro destas transações.

Em comum eles tem o "distributed" (sistema distribuido): utilizam redes P2P (peer-to-peer) para validar/armazenar estas transações - dessa forma ao invés das transações serem realizadas por um computador ou controlador central - todo o processo é realizado por computadores distintos e que podem estar em locais fisicos separados.

Cada participante (node) valida e armazena transações. As transações (sem exceção) ficam registradas nestes participantes - o que gera confiança e transparência no processo - sem precisar de um terceiro como "fiscal" do atividade.

O que é BLOCKCHAIN
O BLOCKCHAIN é um "DLT", um método (algoritmo) para registro de transações.

Cada nova transação acrescenta uma informação que certifica a transação anterior. Assim, as transações anteriores não podem ser modificadas (senão esta certificação se quebra). Cada bloco de transações precisa ser validado através de cálculos matemáticos.

Estes cálculos matemáticos são complexos - existe um custo (p.ex. eletricidade consumida) para serem feitos - então existe um mecanismo de recompensa para os participantes que fazem estes cálculos - o que ficou conhecido como mineração (e que gera a necessidade de taxas a serem cobradas pela transação).

Se desejar este artigo tem explicações detalhadas sobre como o BLOCKCHAIN funciona.

O que é TANGLE
TANGLE é um "DLT", assim como o BLOCKCHAIN - mas implementa um método (algoritmo) diferente.

Cada nova transação certifica duas transações prévias - mas através de algoritimo baseado em grafos ("DAG: directed acyclic graph"). A matemática utilizada neste método dispensa a necessidade de mineração - e com isso a necessidade de taxas.

É um grande diferencial do BLOCKCHAIN x TANGLE: a ausência de taxas nas transações.

Existem outros diferenciais, como pode ser visto aqui.

Se desejar este artigo tem explicações detalhadas sobre como o TANGLE funciona.

Por que o IOTA é tão importante para o IoT
O grande diferencial do IOTA esta na forma de registro de transação ("DLT: distributed ledger technology"): ele utiliza "TANGLE" enquanto outras criptomoedas utilizam "BLOCKCHAIN".

Nanotransações, custo/taxas, velocidade, segurança e escalabilidade: os pilares que fazem o IOTA ser uma solução elegante para IoT.

Nanotransações: o IoT espera bilhões de equipamentos conectados, trocando informações e permtindo transações em tempo-real entre eles. Para isso ocorrer é necessário um sistema de transações que tenha um custo acessivel - ao mesmo tempo seja veloz, seguro e escalável.

Custo: Não existem taxas para transações IOTA. Cripto-moedas baseadas em BLOCKCHAIN a taxa é necessaria para remunerar os mineradores (que realizam a validação das transações). Já no IOTA (que usa TANGLE) - tem uma forma diferente de trabalho, onde cada transação faz a validação de 2 transações anteriores - e taxas não são necessárias.

Velocidade: O TANGLE (método de DLT usado pelo IOTA) - consegue realizar as transações mais rapidamente quando comparado ao BLOCKCHAIN. E alem disso - quanto mais dispositivos na rede IOTA, ao invés de ficar mais lenta, a validação de transações fica mais rápida (uma das caracteristicas do algoritmo DAG do TANGLE)

Segurança: Imune a ataques de forca bruta ou de grande poder computacional (como computadores quanticos). A teoria matemática por tras do TANGLE foi elaborada tendo em mente a computação quantica e seus desafios.

Escalabilidade: Quanto mais dispositivos na rede IOTA, ao invés de ficar mais lenta, a validação de transações fica mais rápida (uma das caracteristicas do algoritmo DAG do TANGLE).
Como o IOTA é diferente do BITCOIN
Tanto o IOTA quanto o BITCOIN são criptomoedas (assim como ETHEREUM e MONERO, entre outras).

Mas o IOTA e o BITCOIN diferem muito quanto ao método de registro de transações ("DLT").

O BITCOIN utiliza BLOCKCHAIN - que precisa de mineradores (que validam as transações) o que gera taxas (custo financeiro) para cada transação. Quanto maior seu uso - mais complexo se torna a validação de transações - aumentando o custo e diminuindo a velocidade das transações.

O IOTA utiliza TANGLE - que NÃO PRECISA de mineradores (novas transações validam as transações anteriores) e ausência de taxas para transações. Alem disso escala muito bem, quanto mais participantes na rede IOTA, mais rapidamente as transações são validadas.
Risco de duplicidade ou dados inválidos (CONSENSUS)
Um dos passos de validação da transação é justamente verificar se os dados estão corretos e se ela já foi registrada anteriormente.

Este passo é chamado CONSENSUS - mantém as transações sincronizadas entre os participantes (nodes) da rede e garantindo que estas transações imutáveis.

O IOTA/TANGLE utiliza o método DAG para garantir este consenso.
O que é Mineração
MINERAÇÂO: Uma forma de gerar o CONSENSUS é através do método PoW (Proof-of-Work).

Exemplificando com BITCOIN/BLOCKCHAIN:

- Um grupo de transações são agrupadas em conjunto (mempool)
- Diversos mineradores competem entre si, verificando cada transação deste conjunto através de um cálculo matemático.
- O primeiro minerador que resolver este cálculo matemático recebe uma recompensa (em criptomoeda) e taxas de transação
- Este conjunto verificado, recebe o nome de bloco (block) e é adcionado ao BLOCKCHAIN.

Estes cálculos matemáticos tem em comum algumas caracteristicas:

- São dificeis de resolver, mas é fácil verificar se o resultado encontrado esta correto
- Envolvem alto consumo de CPU.
- De tempos em tempos os cálculos sofrem atualização para garantir a sua dificuldade - e manter o tempo de geração de um bloco em torno de 10 minutos.

ATENÇÂO: O IOTA/TANGLE utiliza DAG ao invés de PoW/PoS para gerar o CONSENSUS - então NÃO EXISTE mineração de IOTA (pois o algoritmo DAG não precisa de cálculos intensivos e que geram custo operacional - p.ex. alto uso de CPU e energia elétrica - como o PoW).

Como usar IOTA em meu projeto IoT
Alguns caminhos estão se abrindo para utilizar IOTA em projetos.

Uma das possibilidades é utilizar IOTA para registrar nanotransações
O que são criptomoedas
Uma criptomoeda não é uma moeda.

Uma moeda tem um governo que da-lhe suporte, lastro.

Criptomoeda não possui nenhum governo como sustentação - e isto é uma diferença muito importante.

Por favor - não vamos entrar na discussão que governos não são confiaveis e que no fundo a criptomoeda tem mais confiabilidade porque seus participantes atestam as transações entre si - não é este o ponto aqui.

Ainda que uma criptomoeda não seja uma moeda - ela é um ativo - e tem valor.

Fazendo um paralelo - imagine fotos autografadas pelo Elvis Presley. Para algumas pessoas este item tem valor real - não importa o que o governo pense sobre o assunto ou queira regular sua posse. O importante é o que as pessoas que trocam entre si as fotos consideram.

Da mesma forma - uma criptomoeda possui uma comunidade que acredita em seu valor - e a utiliza na prática para compra e venda de bens e serviços.

Criptomoeda possui um formato próprio de registro de transações (o livro-razão) - dai conseguimos determinar o quanto de criptomoeda alguma pessoa possui ou mesmo quanto foi trocado entre duas partes.

Criptomoeda não tem equivalente em papel-moeda ou representação fisica - podemos dizer que a criptomoeda só existe em decorrência deste livro-razão: se ele desaparecer - não temos como saber quanto cada pessoa possuia, nem como foram realizadas as transações - nada.

E se voce esta se perguntando onde entra o BLOCKCHAIN nesta historia toda: ele é uma forma de livro-razão para criptomoedas (TANGLE é outra forma de livro-razão).

Como o valor de uma criptomoeda é determinado ? Assim como qualquer ativo - ou pelas fotos do Elvis, o que determina o valor do ativo é a procura/demanda. Se mais pessoas acreditam que precisam de uma criptomoeda, procuram compra-la e o valor acaba subindo e vice-versa. Entretanto - esse valor é extremamente volátil.

Vale a pena investir em criptomoeda ? Como é um ativo - e tem valor - transações com ela podem gerar lucro. Mas não esqueca: o valor é extremamente volátil.

Antes de se aventurar com criptomoeda, de uma lida no caso das Tulipas Holandesas, sobre bolha especulativa.